Breve história
Sobre o significado do nome Alquimia existem controvérsias. Alguns dizem que o nome vem da expressão árabe "Al Khen" que significa o país negro(nome dado ao Egito na antiguidade). Outros discordam dizendo que vem do vocábulo grego "Chyma" que significa fundição de metais. Podemos dividir a história da alquimia em dois movimentos independentes, a alquimia Chinesa e a alquimia Ocidental. A alquimia Chinesa, estaria associada ao Taoísmo e não mantinha a idéia de homunculus(ser humano artificial), nem a idéia de pedra filosofal, essas foram idéias desenvolvidas exclusivamente no Ocidente, porém evoluiu quase no mesmo ritmo que a Ocidental. Também tem dois rumos distintos, a alquimia externa ou "Waidanshu"(não é palavrão) que procura o elixir da vida através da manipulação de certos elementos e da metalurgica e a alquimia interna ou "Neidanshu", que procurava gerar esse elixir no próprio alquimista através de um processo mais espiritual. Hoje em dia, a medicina tradicional Chinesa herdou da alquimia Waidanshu as bases da farmacologia tradicional e da Neishandu tudo o que é relacionado ao ki. Inclusive muitos dos termos hoje utilizados na medicina tradicional Chinesa provém da alquimia. No Ocidente, a alquimia foi desenvolvida por países como o Egito(Alexandria em especial), Mesopotâmia, Grécia, Roma, Índia, mundo Islâmico e Europa. No Egito antigo a alquimia era considerada obra do Deus Troth, também conhecido por Hermes Trismegistus, por isto o termo "hermetismo" está associado à alquimia. Em Alexandria, a alquimia recebeu influências das filosofias gregas de Aristóteles e do Neoplatonismo. Foi graças as companhias de Alexandre o grande que a alquimia se disseminou em todo o Oriente. E foram os muçulmanos que a levaram novamente para a Europa em razão da conquista Islâmica da Península Ibérica ao redor do ano 950. Devido a esse fato a alquimia medieval contém vários traços da cultura muçulmana e também da cabala Judaica com a qual a alquimia possui uma forte relação. Durante a idade média, muitos alquimistas foram perseguidos pela inquisição da igreja católica e condenados a fogueira por alegado pacto com o Diabo, até os dias de hoje o enxofre que era um material muito usado para a prática da alquimia é associado ao Demônio.
A Pedra Filosofal
Através dela seria possível obter a transmutação dos metais e o elixir da vida, o trabalho relacionado com a pedra filosofal era chamado por eles de "a grande obra".
O Elixir da vida
Substância que poderia manter um ser humano vivo, por séculos ou por toda a eternidade. Existe especulações sobre alquimistas que viveram até 400 anos, um deles muito famoso também, Saint-Germain, tem duas fotos com um intervalo de 230 anos, alguns mais descrentes afirmam ser um sósia, outros também afirmam já te-lo visto e não terem notado mudança de fisionomia.
O Homunculus
É um ser humano artificialmente criado, talvez nesse ponto a alquimia tenha tido uma forte influência da cabala Judaica que também faz menção sobre a possibilidade de dar vida a um ser artificial, o "Golem".
Ligações com os nossos dias
Com seus estudos sobre os metais, a base química moderna acabou sendo desenvolvida. Diversas novas substâncias foram descobertas pelos alquimistas, como o arsênio. O famoso "banho-maria" muito conhecido pelas donas de casa, foi desenvolvido por uma alquimista chamada maria, a judia(que ironia). O desejo dos alquimistas, junto com suas pesquisas de transmutar metal em ouro se tornou possível nos nossos dias através da fissão ou fusão nuclear. A Psicologia moderna também incorporou muito da simbologia da alquimia. Carl Jung por exemplo, reexaminou a simbologia alquimica procurando encontrar o significado oculto destes simbolos e sua importancia na psique humana. A religião em geral tem influências da alquimia, principalmente o ocultismo que a reverencia, até no cristianismo vemos símbolos e idéias como transformar água em vinho ou imortalidade. Segue a lista de alguns alquimistas e suas descobertas para a ciência moderna:
Alberto Magno: Conseguiu preparar a potassa caustica. Foi o primeiro a descrever a composição química do cinabre, do alvaiade e do mínio.
Raimundo Lúlio: Preparou o bicarbonato de potássio.
Paracelso: Indentificou o zinco, pioneiro na utilização medicinal dos compostos quimicos.
Giambattista Della Porta: Preparou o óxido de estanho.
Basile Valentin: Descobriu ácidos sulfúrico e clorídrico.
Pois é amigo(a), percebeu o quanto a alquimia influência as nossas vidas hoje? O quanto o conhecimento nunca é demais? Pois é apartir desse conhecimento que nós nos desvencilhamos do preconceito e da intolerância que gerou e gera tantos conflitos e problemas pra humanidade. Espero estar ajudando vocês nessa busca infindavel por conhecimento e assim também crescer como ser humano.
Adriano Maia Santos
Cara, muito interessante mesmo, eu achei seu blog por uma caso no yahoo resposta, algo relacionado ao que fazer de madrugada, sem ter nada pra ler abri seu blog, o mais legal é que eu realmente estava pesquisando antes sobre alquimia, em uma conversa de amigos surgiu o assunto e acabei me interessando pelo assunto. Valeu gostei mesmo.Ahh, o negocio de sorte e azar também ficou bem legal.
ResponderExcluirObrigaada pela ajuuda !
ResponderExcluirAmeii o blog
Beijos
Nossa! muito bom me ajudou bastante a apresentar um trabalho.
ResponderExcluirobrida também pela a enorme ajuda além de ser muito interessante.
tchal, beijos