sábado, 7 de fevereiro de 2009

A alquimia

Fiz uma enquete pra descobrir sobre o que as pessoas gostam de ouvir, discutir e pensar, enfim, sobre o que as pessoas se interessam. Não foi lá aquelas coisas, pois só tive cinco votos, mas que foram muito importantes pra que eu chegasse à conclusão de que "religião" é o assunto mais interessante e polêmico, dentro da religião nós podemos abrir um leque de assuntos a serem discutidos. Vou com o tempo, tentar abordar cada assunto que eu particularmente acho interessante e contando também sempre com a opinião de todos vocês. Dentre tantos assuntos a serem discutidos e que geram muita polêmica me peguei pesquisando sobre a alquimia, isso mesmo, a mesma praticada pelos irmãos Elric em Full Metal Alchemist, por Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Lavoisier, Nostradamus, a lista é infindável, trasmutar qualquer tipo de metal em ouro, o elixir da vida, pedra filosofal tão falada em Harry Potter, enfim, no século XXI a alquimia teve um grande papel de destaque na midia através de livros, filmes e séries de TV.
Mas até então você deve estar se perguntando: "No que a alquimia influência minha vida? Um estudo antigo que só é catalogado nos livros de história!"...Tudo bem..vou deixar você pensando assim por enquanto, mas deixe-me adverti-lo de que também fiquei surpreso com o quanto a alquimia nos rodeia até os dias de hoje de diversas formas, leia com atenção o que se segue e depois me diga se e ou não fato!

Breve história

Sobre o significado do nome Alquimia existem controvérsias. Alguns dizem que o nome vem da expressão árabe "Al Khen" que significa o país negro(nome dado ao Egito na antiguidade). Outros discordam dizendo que vem do vocábulo grego "Chyma" que significa fundição de metais. Podemos dividir a história da alquimia em dois movimentos independentes, a alquimia Chinesa e a alquimia Ocidental. A alquimia Chinesa, estaria associada ao Taoísmo e não mantinha a idéia de homunculus(ser humano artificial), nem a idéia de pedra filosofal, essas foram idéias desenvolvidas exclusivamente no Ocidente, porém evoluiu quase no mesmo ritmo que a Ocidental. Também tem dois rumos distintos, a alquimia externa ou "Waidanshu"(não é palavrão) que procura o elixir da vida através da manipulação de certos elementos e da metalurgica e a alquimia interna ou "Neidanshu", que procurava gerar esse elixir no próprio alquimista através de um processo mais espiritual. Hoje em dia, a medicina tradicional Chinesa herdou da alquimia Waidanshu as bases da farmacologia tradicional e da Neishandu tudo o que é relacionado ao ki. Inclusive muitos dos termos hoje utilizados na medicina tradicional Chinesa provém da alquimia. No Ocidente, a alquimia foi desenvolvida por países como o Egito(Alexandria em especial), Mesopotâmia, Grécia, Roma, Índia, mundo Islâmico e Europa. No Egito antigo a alquimia era considerada obra do Deus Troth, também conhecido por Hermes Trismegistus, por isto o termo "hermetismo" está associado à alquimia. Em Alexandria, a alquimia recebeu influências das filosofias gregas de Aristóteles e do Neoplatonismo. Foi graças as companhias de Alexandre o grande que a alquimia se disseminou em todo o Oriente. E foram os muçulmanos que a levaram novamente para a Europa em razão da conquista Islâmica da Península Ibérica ao redor do ano 950. Devido a esse fato a alquimia medieval contém vários traços da cultura muçulmana e também da cabala Judaica com a qual a alquimia possui uma forte relação. Durante a idade média, muitos alquimistas foram perseguidos pela inquisição da igreja católica e condenados a fogueira por alegado pacto com o Diabo, até os dias de hoje o enxofre que era um material muito usado para a prática da alquimia é associado ao Demônio.

A Pedra Filosofal

Através dela seria possível obter a transmutação dos metais e o elixir da vida, o trabalho relacionado com a pedra filosofal era chamado por eles de "a grande obra".

O Elixir da vida

Substância que poderia manter um ser humano vivo, por séculos ou por toda a eternidade. Existe especulações sobre alquimistas que viveram até 400 anos, um deles muito famoso também, Saint-Germain, tem duas fotos com um intervalo de 230 anos, alguns mais descrentes afirmam ser um sósia, outros também afirmam já te-lo visto e não terem notado mudança de fisionomia.

O Homunculus

É um ser humano artificialmente criado, talvez nesse ponto a alquimia tenha tido uma forte influência da cabala Judaica que também faz menção sobre a possibilidade de dar vida a um ser artificial, o "Golem".

Ligações com os nossos dias

Com seus estudos sobre os metais, a base química moderna acabou sendo desenvolvida. Diversas novas substâncias foram descobertas pelos alquimistas, como o arsênio. O famoso "banho-maria" muito conhecido pelas donas de casa, foi desenvolvido por uma alquimista chamada maria, a judia(que ironia). O desejo dos alquimistas, junto com suas pesquisas de transmutar metal em ouro se tornou possível nos nossos dias através da fissão ou fusão nuclear. A Psicologia moderna também incorporou muito da simbologia da alquimia. Carl Jung por exemplo, reexaminou a simbologia alquimica procurando encontrar o significado oculto destes simbolos e sua importancia na psique humana. A religião em geral tem influências da alquimia, principalmente o ocultismo que a reverencia, até no cristianismo vemos símbolos e idéias como transformar água em vinho ou imortalidade. Segue a lista de alguns alquimistas e suas descobertas para a ciência moderna:

Alberto Magno: Conseguiu preparar a potassa caustica. Foi o primeiro a descrever a composição química do cinabre, do alvaiade e do mínio.

Raimundo Lúlio: Preparou o bicarbonato de potássio.

Paracelso: Indentificou o zinco, pioneiro na utilização medicinal dos compostos quimicos.

Giambattista Della Porta: Preparou o óxido de estanho.

Basile Valentin: Descobriu ácidos sulfúrico e clorídrico.

Pois é amigo(a), percebeu o quanto a alquimia influência as nossas vidas hoje? O quanto o conhecimento nunca é demais? Pois é apartir desse conhecimento que nós nos desvencilhamos do preconceito e da intolerância que gerou e gera tantos conflitos e problemas pra humanidade. Espero estar ajudando vocês nessa busca infindavel por conhecimento e assim também crescer como ser humano.

Adriano Maia Santos

Sorte ou Azar?

Cada um tem a sua opinião sobre o assunto, uns acreditam, outros não, mas o fato é que muita gente evita passar debaixo de escada, cruzar com gato preto e tem um chaveirinho de figa ou pé-de-coelho. Quem nunca teve uma meia ou cueca da sorte? Rsrsrsrs....tudo bem, ninguém vai admitir, mas essa semana eu ouvi uma história muito interessante sobre o que chamamos de sorte ou azar, escutem com atenção e tirem suas próprias conclusões.
Um garoto morava em uma fazenda e recebeu um cavalo novo do seu pai(Sorte!), porém um dia na montaria, o cavalo caiu e quebrou a pata(Azar!). O pai muito contristado mandou o cavalo embora para as montanhas, pensando consigo em não sacrificar o animal e dar à ele uma chance de morrer em liberdade. Anos se passaram e um dia o menino viu um cavalo trotando forte ao longe e logo viu que era o seu grande amigo que voltou e adivinhem, com companhia!! Vieram mais treze cavalos o seguindo, todos selvagens, mas entraram no pasto e ficaram como domesticados(Sorte!). O menino muito contente com a volta do seu animal, resolveu ir dar um passeio à toda velocidade, mas infelizmente num deslize esgorregou e bateu com a cabeça assim morrendo(Azar!).
Acho que não preciso continuar, como bem perceberam, a história de "sorte e azar" acaba assim que morremos, o nascimento é uma sorte, visto que de milhões de espermas nós conseguimos chegar na frente e ter o direito de viver, mas para todos o destino é o mesmo, o azar se assim podemos chamar de um dia morrer ou a qualquer momento vestir o paletó de madeira. Enfim, seguindo esse raciocínio, não acha que muito do que chamamos de sorte ou azar trata-se apenas da nossa forma de pensar? Sendo assim, não seria mais fácil encarar as coisas de forma positiva ao invés de jogar a culpa de tudo em superstições? Talvez sim, talvez não, mas vale aqui o conselho: " Agarre as oportunidades que surgirem com unhas e dentes e quando algo não sair como pensava é o momento de corrigir os erros e refazer tudo com motivação dobrada". Afinal de contas, ninguém quer andar ao lado de um azarado!!!!